domingo, 29 de maio de 2011

Poemas para Liane

             Para Liane Conhecer-se

       Se umas qualidades observo no dia a dia,
       Outras tento adivinhar, e as imagino;
       Mas, se em algo eu errar,
       Me perdoa,
       Que tu não és fácil de desvendar:

       Curiosa, persistente, decidida,
       Inteligente, racional, objetiva,
       Perspicaz, sagaz, possessiva,
       Bem-humorada, alegre
       E fiel àquilo em que acreditas.

       Tudo em ti é
       Definição: preto no branco,
       Claridão, prontidão.
       Não há fingimentos,
       Não há espaço para a hesitação.


             Para Liane (Re)conhecer-se

       Tua rigidez é só casca.
       Defesa?

       Somente uma mascarazinha de proteção
       Que quase engana; mas tua armadura
       Às vezes sucumbe a um frágil
       Abridor de latas acompanhado de um sorriso...

       Tanto sentimento aí dentro
       És explosiva sim,
       Intensa,
       Mas muito longe da bruxa
       Como insistes em te rotular.

       Tu não és tão racional assim,
       Tens um pouco de sonhadora
       Senão, não serias professora!

       Passeias com tua morenice
       Às vezes salpicada de pó de giz
       E, pra disfarçar a doçura, dizes:
       – Seus pentelhos!

       És boa de conselhos, que eu,
       Na minha gravidez de saber viver,
       Ouço com atenção.
       Tu serias uma ótima irmã mais velha
       Pois tens uma asa
       que inspira proteção.

       Tu és grávida demais
       Nesta tua sensibilidade de mulher...

       Aliás, a maternidade
       abriu uma fenda no teu escudo:
       Tens uma doçura tão grande
       Quando falas do Rafael...

       (Não gostaste de amamentar
       Detestaste o peso da barriga
       Mas o teu filho
       É a razão da tua vida!)

       Quem souber te desvendar
       Terá uma amiga para sempre.

06/12/1994
Liane! Querida amiga, cúmplice e confidente em longos regressos à casa, na volta do trabalho. Mas não só isso: como diz o poema, uma irmã, a quem admiro e de quem sinto muita saudade!

*imagem "roubada" do álbum do orkut de Liane*


2 comentários:

  1. Olá ,meu amor !! Cada dia que passa você me surpreende com mais um lindo poema. Muitos bjsss

    ResponderExcluir
  2. Minha querida amiga, toda vez que leio esse poema, fico emocionada. Dessa vez, não foi diferente. Obrigada por mais esse carinho. A nossa cumplicidade, naquela época, marcou muito a minha vida. Sinto muitas saudades. Tanta coisa que gostaria de repartir contigo. Quem sabe qualquer dia? Obrigada, muito obrigada. Beijos!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. Será um grande incentivo!